Sentir cansaço excessivo ou indisposição pode simplesmente indicar que a pessoa está sobrecarregada e precisa de mais tempo para descansar, mas também pode ser sinal de condições médicas como anemia, diabetes, doenças da tireoide e até depressão. Por isso, ao se sentir esgotado em boa parte do seu tempo, é aconselhável consultar um médico para monitorar outros sintomas relacionados e iniciar o tratamento adequado.

A dra Ariane Torrez é clínica geral e especialista em doenças que prejudicam sua rotina e que podem estar relacionadas com seu envelhecimento. A maior parte dessas patologias pode se apresentar com a queixa de cansaço. Na consulta médica, todas essas causas são detalhadas e investigadas, para que você possa livrar-se desse incômodo e melhore sua qualidade de vida.

Por que consultar com a Dra Ariane ? 

– Formação e atualização médica constantes em congressos e especializações ( Pós-graduação em Geriatria e Pós-graduanda em Medicina do Estilo de Vida). É associada na Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 

– Consulta de em média 60 minutos, podendo se prolongar sempre que for necessário à avaliação do paciente. Nada daquelas consultas rápidas de planos de saúde em que o médico não te olha, não te examina. As consultas do médico clínico geral e do médico especialista em envelhecimento devem abranger sempre a revisão de todos os sistemas de saúde do indivíduo , dos medicamentos em uso, dos antecedentes médicos, do seu histórico familiar, e da sua funcionalidade no dia-a-dia e sua qualidade de vida. Esses últimos serão os focos principais do acompanhamento com a Dra Ariane Torrez. 

– Acesso direto no pós- consulta à Dra Ariane, para tirar suas dúvidas e todo suporte no decorrer de seu tratamento 

– Diversos exames disponíveis no próprio consultório: MAPA ( monitora a pressão arterial por 24 horas), FreeStyle Libre ( monitora a glicose no sangue por 24 horas), Avaliação corporal por Bioimpedância ( avalia percentuais de gordura e massa muscular, auxiliando na definição da ativ. física mais indicada para você e seu peso ideal) 

O que causa cansaço e como melhorar ?

1) DIABETES

A diabetes causa fadiga frequente porque o açúcar em excesso no sangue não consegue chegar a todas as células e o corpo fica sem energia para realizar suas tarefas diárias. Além disso, os diabéticos frequentemente se queixam de perda de massa muscular porque o alto nível de açúcar no sangue resulta em mais produção de urina, o que leva à perda de peso e fraqueza muscular.

• Qual médico procurar: clínico geral ou endocrinologista, e os exames indicados são glicemia de jejum e glicemia pós-prandial, teste de tolerância à glicose e hemoglobina glicada. Outros exames complementares também podem ser necessários, conforme a avaliação do seu médico.


• Coisas a fazer para combater a diabetes: Você deve tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico e observar o que come. Além disso, atividades físicas são fundamentais para o bom controle dos níveis de açúcar no sangue e o médico irá te ajudar a definir qual o tipo de exercício mais indicado para você.

2) ANEMIA

A falta de ferro no sangue pode causar fadiga, sonolência e depressão. Para as mulheres, essa fadiga é exacerbada durante a menstruação, quando as reservas de ferro no corpo são ainda mais esgotadas.
• Qual médico procurar: o clínico geral, e o exame apresentado é o hemograma.


• O que fazer para combater a anemia: Alimentos ricos em ferro de origem animal e vegetal devem ser consumidos diariamente. Alguns exemplos são: Carne vermelha, beterraba, feijão, verduras escuras como espinafre e couve. Consumir frutas cítricas junto a esses alimentos também ajudará a fixar o ferro no organismo.

3) APNEIA DO SONO

A apneia do sono é caracterizada pela falta de ar nos pulmões durante o sono, em momentos de pausas na respiração, que pode ocorrer várias vezes em curtos períodos de tempo durante a noite, afetando o sono e o repouso. Quando você não dorme bem, é normal acordar com sensação de cansaço, fadiga muscular e sonolência diurna.


 Qual médico procurar: o cínico geral pode te ajudar em distúrbios do sono e pode solicitar um exame chamado polissonografia.


 O que fazer para combater a apneia do sono: É importante descobrir a causa para ajustar o tratamento, como dieta e uso de máscaras de CPAP adequadas para dormir.

4) DEPRESSÃO

Um dos sintomas clássicos da depressão é o frequente esgotamento físico e mental. É uma doença que afeta a saúde mental de uma pessoa, mas em última análise também afeta o corpo.


 Qual médico procurar: O clínico geral pode auxiliar bastante em descartar outras causas do cansaço e definir o diagnostico, para em casos específicos, encaminhá-lo ao especialista psiquiatra e ao psicólogo.


O que fazer para combater a depressão: Em alguns casos, é aconselhável o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra que possa fazer o acompanhamento e ajustar o uso de medicação. O estilo de vida saudável também é importante, como praticar atividade física e ter uma alimentação saudável, ajustar as relações pessoais e ter momentos de lazer e relaxamento também serão parte do tratamento.

5) FIBROMIALGIA

Além do aumento da sensibilidade à dor, a fibromialgia geralmente leva à fadiga que dura anos. A dor constante prejudica a concentração e interfere no sono, então você pode sentir como se não tivesse descansado nada durante a noite. Além disso, todas as doenças que levem à dor constante ou frequente pioram muito a qualidade de vida da pessoa.


• Qual médico procurar: clínico geral ou um reumatologista pode solicitar uma bateria de exames para descartar outras causas.


• Coisas a fazer para combater a fibromialgia: É recomendável tomar a medicação prescrita pelo seu médico e fazer exercícios como pilates, ioga e natação para ajudar a alongar os músculos e fortalecê-los adequadamente para torná-los mais resistentes à dor.

6) DOENÇAS CARDÍACAS

Arritmias e bloqueios arteriais podem causar fadiga e tontura frequentes. Nesse caso, o coração não tem força suficiente para se contrair e bombear o sangue por todo o corpo. Portanto, o indivíduo pode sentir-se cansado o tempo todo.


• Qual médico procurar: clínico geral ou cardiologista, que irão lhe avaliar sobre seu risco cardiovascular e solicitar exames laboratoriais e cardiológicos.


• Coisas a fazer para combater doenças cardíacas: tomar a medicação prescrita e, além disso, melhorar seus hábitos de vida, como sua dieta, evitando gorduras em excesso, alimentos industrializados e açúcares e fazer exercícios supervisionados, de acordo com a liberação do seu médico.

7)INFECÇÕES

Doenças infecciosas, como resfriados e gripes, podem causar grande cansaço, pois o corpo faz o possível para combater os microrganismos envolvidos. Além do cansaço, outros sintomas como febre e dores musculares são observados aqui e devem ser esclarecidos pelo seu médico.


• Qual médico procurar: clínico geral, que poderá solicitar exames de sangue ou outros exames mais específicos, dependendo dos sintomas envolvidos. Se forem diagnosticadas infecções virais, o tratamento geralmente consiste em repouso e medicamentos para alívio dos sintomas, pois são doenças auto-limitadas.


• O que fazer para combater a infecção: Depois de descobrir qual é a infecção, o médico pode prescrever medicamentos para curar a doença. A cura é alcançada e a fadiga é eliminada se todas as recomendações médicas forem seguidas.

8) ALTERAÇÕES DA TIREÓIDE

Os hormônios da tireoide são responsáveis por modular o seu metabolismo, portanto, alterações na produção deles pode levar à fadiga e cansaço extremo.

• Qual médico procurar: o clínico geral ou um endocrinologista, que podem solicitar exames de sangue de TSH, T3 e T4 e anticorpos específicos.


• Coisas a fazer para combater as alterações da tireoide: É importante manter seus níveis hormonais sob controle tomando medicamentos prescritos pelo seu médico. Isso normalizará seu metabolismo e eliminará a fadiga.

Uma das melhores maneiras de combater a fadiga e o cansaço extremo é descansar bastante e ter um sono reparador. Planejar as férias pode ser uma boa solução para diminuir o estresse e o ritmo de trabalho, mas se esses esforços não forem suficientes, marque uma consulta médica para investigar a causa do seu cansaço excessivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *