Assistente técnico em perícia médica: Por que ele faz a diferença no resultado da seu processo judicial? 

.Para garantir uma defesa sólida, evitando possíveis falhas, além de oferecer ao juiz subsídios que o auxiliem no esclarecimento dos fatos, é fundamental a contratação de um assistente técnico em perícia médica.

 

Assim, o assistente técnico oferece mais segurança e eficiência em relação a todo o processo em questão, auxiliando o advogado da parte envolvida, com sua visão técnica acerca do caso.

 

Para que você compreenda a fundo a relevância da atuação desse profissional, reunimos 8 vantagens da sua contratação, cuja finalidade é aumentar o êxito dos processos judiciais enfrentados pela sua empresa.

 

Boa leitura!

 
 
 

Assistente técnico em perícia médica: entenda a importância

 

O Art. 465 do Código de Processo Civil, que regula o procedimento da perícia, regulamenta a indicação do assistente técnico para atuar em favor das partes.

 

Isso significa que as partes têm direito de contratar um profissional de sua confiança para analisar o laudo pericial, assessorar e emitir um parecer técnico próprio, podendo ou não concordar com o laudo.

 

Assim, o papel do assistente técnico é ser o representante da parte no processo de perícia. Além de conhecimento técnico, o bom profissional conhece todos os trâmites legais, para representar da melhor forma possível o seu contratante.

 

Cabe ao assistente técnico emitir um parecer após a entrega do laudo do perito, mas sua função não se limita a isso, indo muito além, a fim de contribuir efetivamente com o processo judicial.

 

A seguir, entenda mais sobre esse importante trabalho, conhecendo todas as vantagens da contratação do assistente técnico para acompanhar suas perícias judiciais.

 
 
 

Assistente técnico em perícia médica: Conheça os benefícios de contar com ele

 

Saiba tudo o que o assistente técnico pode fazer por sua empresa durante as perícias judiciais.

 
 
 

1. Análise da documentação processual dos autos

 

Como um profissional de confiança indicado pelas partes envolvidas no processo, o assistente técnico desempenha suas funções em conjunto com o advogado.

 

Assim, ele analisa toda a documentação processual dos autos, ajudando, inclusive, a organizar toda a documentação que for necessária ser apresentada.

 
 
 

2. Análise de toda a documentação médica

 

O assistente técnico analisa toda a documentação médica, de forma clara e objetiva, com a sua autoridade e competência na matéria.

 
 
 

3. Argumentação médica para defesa jurídica

 

Como especialista com vasto conhecimento em sua área de formação, o assistente presta auxílio técnico e científico na composição inicial do processo, auxiliando o advogado.

 
 
 

4. Elaboração de quesitos médicos ao perito

 

O profissional elabora os quesitos personalizados para a análise do objeto de investigação do perito judicial. Esses quesitos vão nortear a perícia.

 

Além disso, o assistente também pode formular quesitos complementares durante a perícia, quando necessário.

 
 
 

5. Mensuração dos riscos processuais

 

A partir do seu conhecimento técnico especializado, o perito assistente consegue mensurar os riscos processuais, prevendo e assessorando o advogado da empresa responsável pelo caso.

 

Cabe ressaltar que um bom assistente técnico domina, inclusive, a linguagem dos peritos judiciais, dialogando em pé de igualdade com eles, bem como sabe como eles costumam realizar as diligências.

 
 
 

6. Acompanhamento presencial da perícia

 

O assistente técnico auxilia e acompanha todas as diligências (ato pericial) realizadas pelo perito do juízo, garantindo que as apurações estejam corretas e verdadeiras, sem distorções de qualquer natureza.

 
 
 

7. Elaboração do laudo médico pericial

 

O especialista também elabora seu próprio parecer técnico, concordando ou discordando do perito do juízo, baseado no laudo do perito judicial.

 
 
 

8. Manifestação sobre o laudo pericial e impugnações

 

Ao acompanhar a perícia, o assistente técnico tem os mesmos elementos do perito para fundamentar a impugnação do laudo pericial, se necessário, quando ocorrer algum equívoco, por exemplo.

 

Ou seja, o assistente técnico analisa todos os pontos apontados pelo perito e, se for o caso, concorda ou apresenta a sua crítica a cada ponto que não concorda do laudo.

 

Assim, a parte será resguardada, com respaldo técnico, garantindo a ampla defesa do contraditório nos referidos pontos levantados pelo assistente.

A dra Ariane é especialista pós-graduada em Perícias Médicas e tem ampla experiência no ramo por ser Perita Oficial do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao contratá-la como assistente técnica para seu processo, ela irá alinhar com seu advogado todos os detalhes de seu caso específico, alinhará estratégias, poderá te acompanhar na perícia e vai elaborar seu parecer técnico com extrema qualidade, potencializando o êxito dos nossos clientes nos processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *